Diretrizes para submissão

Revista Porto Alegre é uma publicação multidisciplinar que publica ensaios, entrevistas, resenhas e traduções de trabalhos recentes – teses, dissertações, livros, artigos, obras artísticas – nas áreas de artes, humanidades e ciências sociais. A publicação é semestral, sendo editados dois volumes por ano. Textos originais completos, propostas ou sugestões de material para resenha são recebidas em fluxo contínuo pelo e-mail revistaportoalegre@revistaportoalegre.com. A publicação dos originais recebidos se submete à discricionariedade do corpo editorial.

Originais enviados para apreciação devem ser inéditos e escritos em língua portuguesa. O corpo editorial se reserva o direito de propor correções e modificações estilísticas no texto. O processo de edição é artesanal e pode envolver várias rodadas de edição e revisão do material, com comunicação entre autor(a) e editores.

Propostas (pitches) de resenhas ou peças de crítica devem conter descrição, resumo e autoria do objeto da resenha ou crítica, explicitar sua relevância, descrever de forma ampla a abordagem pretendida pelo(a) autor(a) e não devem ultrapassar 2.000 caracteres.

 Textos completos devem ser enviados em formato editável, com páginas em tamanho A4, margens de 2,5cm, espaçamento entre linhas de 1,5pt, sem espaço entre parágrafos, sem hifenização. Deve-se evitar o uso de citações e notas de rodapé explicativas. Todas as citações devem estar em língua portuguesa. Podem ser usados títulos de seção, que não deverão ser numerados. Os textos devem ter entre 3 e 20 páginas e devem vir acompanhados de minibiografia do(a) autor(a) e, em traduções e entrevistas, também do(a) autor(a) do texto traduzido ou da pessoa entrevistada. Ao enviar originais, o(a) autor(a) assume a responsabilidade sobre seu conteúdo e declara possuir os direitos de cópia e reprodução sobre o texto e imagens e ilustrações que possam acompanhá-lo.

Resenhas e ensaios. Os textos deverão conter título e poderão conter subtítulo. As referências do objeto da resenha devem vir antes do corpo do texto; no caso de livros, deve ser observado o seguinte formato: «João Guimarães Rosa, Primeiras Estórias (Nova Fronteira, 2001)»; para outros meios, utilizar o padrão ABNT. Citações do objeto da resenha no corpo do texto devem ser sucedidas por número de página entre parênteses, no formato: «“E, me parece, o mundo se acabou.” (p. 96)». Citações de material externo devem vir acompanhadas de referência em nota de rodapé. Referências a materiais que não foram citados no texto não devem ser informadas.

Traduções. O(a) autor(a) deve possuir os direitos de tradução e reprodução do texto, exceto quando se tratar de material em domínio público.

Entrevistas. Os textos devem ser acompanhados por introdução explicativa, que pode ser utilizada, por exemplo, para exposição da relevância do trabalho da pessoa entrevistada ou contextualização da entrevista.