Sobre

Revista Porto Alegre é uma publicação online dedicada a difusão, circulação e crítica de ideias.

Apostando que a urgência das ideias não se contrapõe a seu exame detido, a revista publica ensaios, entrevistas e resenhas de obras recentes que se relacionem com os temas de seu escopo – artes, humanidades e ciências sociais – e que sejam capazes de situar e debater novas ideias, conduzindo-as de seu lugar de origem a uma esfera pública leitora e engajada. É um espaço para que autoras e autores de diferentes áreas do conhecimento possam explorar de forma aprofundada uma variedade de temas do cenário intelectual brasileiro.

Revista Porto Alegre surge em diálogo com a situação da esfera de produção e circulação de ideias em que se insere e tem como um de seus objetivos principais ajudar a suprir a lacuna criada pelo declínio dos suplementos literários e culturais que acompanhavam os jornais impressos. Servem como referências periódicos estrangeiros como o London, New York e Los Angeles Review of Books e nacionais como as revistas Quatro cinco um, Rascunho, Pernambuco, Serrote e Piauí, sobretudo em seu compromisso com a forma escrita e cuidado com o tratamento de seus temas.

Lançada 150 anos após a fundação da Sociedade Partenon Literário, instituição cultural portoalegrense entre as mais importantes na história do Brasil, a marcação geográfica no nome, Revista Porto Alegre, não é acidental – ao mesmo tempo que observa uma tradição toponímica na nomenclatura de periódicos de ensaios e resenhas, salienta, no âmbito da produção cultural sul-riograndense, seu esforço de descentralização para além do eixo Rio–São Paulo.

Revista Porto Alegre é editada por Ítalo Alves e Eduardo Lara.


Diretrizes para submissão

Títulos para resenha